Relatório: China constrói mais submarinos nucleares do que EUA pensavam

Uma nova análise sugere que os think tanks (laboratórios de ideias) norte-americanos e o Pentágono subestimaram o número de submarinos nucleares em construção na China.
Sputnik

Fotos do estaleiro de Bohai e da base naval de Longpo mostram que a China tem mais submarinos nucleares de ataque em construção do que se pensava antes, informou o Defense One na terça-feira (20). Segundo o relatório, há um submarino extra em construção que o Pentágono não contabilizou anteriormente. 

No entanto, o país tem menos submarinos nucleares em operação do que o Departamento de Defesa dos EUA e o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) indicavam, diz o relatório. 

EUA pedem à Europa que seu hipotético exército seja 'complemento' e não substituto da OTAN
As estimativas do CSIS e do Pentágono alteraram o número de submarinos chineses da classe Jin (classe 094) para quatro. Porém, dois desses submarinos "parecem não estar operacionais", segundo Catherine Dill do Centro James Martin para Estudos de Não-Proliferação.

Por sua vez, o Relatório Militar do Pentágono sobre a China de 2018 e o CSIS afirmam que quatro submarinos da classe 094 estão operacionais.

Em comparação, as forças nucleares russas possuem nove submarinos nucleares estratégicos "que fazem patrulhas militares contínuas no mar", disse à Sputnik o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em maio de 2017. 

Segundo ele, a Marinha russa também planeja aumentar o número de submarinos nucleares estratégicos para 13, incluindo sete submarinos da classe Borei, equipados com mísseis Bulava. 

Os EUA possuem 14 submarinos nucleares da classe Ohio comparáveis em tamanho aos submarinos russos Borei e chineses da classe 094.

Comentar