A decisão foi tomada pelas Forças de Defesa para complementação da frota juntamente com os caças F-35I.
Segundo o portal Ynetnews, o governo israelense já teria aprovado a compra das aeronaves que deverão chegar a Israel em 2023. Enquanto isso, o governo israelense pretende continuar comprando caças F-35I.
A aeronave também oferece tecnologias de última geração incluindo uma cabine avançada, radar AESA, sistema digital de guerra eletrônica e modernos sensores.
Com sua capacidade de transporte melhorada, o caça passou a transportar até 13 toneladas de armas, algo que outros caças dificilmente conseguirão fazer.
Além disso, o novo F-15 é capaz de transportar 11 mísseis, 28 bombas pesadas e inteligentes para atacar alvos terrestres, mísseis exclusivos israelenses, sistemas a laser e eletro-óticos.
Apesar da compra dos novos caças F-15, a Força Aérea israelense garantiu que eles não substituirão completamente os caças F-35, admitindo que a compra visa reforçar os sistemas e elevar o número de opções em missões.
Em anúncio oficial das Forças de Defesa de Israel, consta que a Força Aérea israelense pretende formar esquadrão de caças furtivos com até três aeronaves por ano. Sendo assim, a Força Aérea de Israel deverá ter esquadrão formado daqui a 10 anos.
O acordo custará em torno de US$ 3,8 bilhões (R$ 14,4 bilhões) anualmente ao governo israelense.