Moscou: EUA têm o necessário para eliminar suas armas químicas

Os Estados Unidos têm todos os recursos financeiros e administrativos necessários para completar a eliminação de seus arsenais de armas químicas em um futuro próximo. A declaração é do embaixador russo na Holanda, Aleksandr Shulguin, à Sputnik.
Sputnik

"Eles têm todos os recursos necessários, financeiros e administrativos, para seguir o exemplo da Rússia", disse Shulguin, lembrando que Moscou já concluiu seu programa de eliminação de armas químicas no ano passado, três anos antes do prazo final.

O representante permanente da Rússia para a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) acrescentou que os americanos "estabeleceram prazos muito longos" para concluir seu programa.

EUA manipulam mandato da OPAQ 'para encobrir crime' de uso de armas químicas, diz analista
"No que se refere aos americanos, que promoveram ativamente a criação de um mecanismo para identificar os culpados de usar armas químicas, deveriam considerar se vale a pena tomar medidas para fortalecer o programa sobre a eliminação de armas químicas", disse o diplomata.

Em 21 de novembro, o chefe da delegação russa na Conferência dos Estados na Convenção sobre Armas Químicas, em Haia, o vice-ministro da Indústria e Comércio Georgy Kalamanov, pediu os EUA acelerassem a eliminação de seus arsenais de armas químicas.

Ele também enfatizou que Washington possui todos os recursos necessários para resolver esse problema o mais rápido possível.

Comentar