Notícias do Brasil

Contas da campanha de Bolsonaro recebem parecer favorável do TSE, 'com ressalvas'

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aprovar com ressalvas as contas de campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro, informou Agência Brasil.
Sputnik

A avaliação das contas foi concluída neste sábado pela Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa). O parecer foi enviado para análise do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro determinou vista de três dias para que a defesa de Bolsonaro se pronuncie sobre as recomendações, e dois dias para manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral.

'Bolsonaro terá de rever suas posições', diz analista sobre o Brasil no Acordo de Paris
No próximo dia 4 de dezembro, o plenário do TSE julgará as contas da campanha presidencial do candidato eleito com base no parecer técnico e nas alegações da defesa. 

"Foram verificadas impropriedades e irregularidades que, no conjunto, não comprometeram a regularidade das contas, mas que constituem motivo para a proposta técnica de aprovação com ressalvas", escreveram os analistas da Asepa.

Os analistas e técnicos da corte avaliaram como irregularidade a devolução de depósitos realizados na conta bancária da campanha. O financiamento coletivo por meio de uma empresa sem registro prévio na Justiça Eleitoral foi objeto de impropriedade pelos analistas.

O parecer menciona ainda o recebimento de doações de fontes não permitidas. É o caso de doadores que são permissionários do serviço público, como taxistas.

Segundo a defesa de Bolsonaro, as questões pontuadas pelos técnicos do TSE não são suficientes para reprovação das contas. No entanto, a defesa responsável pela prestação de contas considerou o parecer "de acordo" com as expectativas.

Comentar