'Forças ucranianas preparam provocação com armas químicas em Donbass'

As Forças Armadas da Ucrânia, com a ajuda da inteligência ocidental, estão preparando uma provocação em Donbass com o uso de armas químicas, afirmou nesta segunda-feira o representante permanente da Rússia na Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Aleksandr Lukashevich.
Sputnik

"Surgiram informações sobre a preparação de uma provocação pelas Forças Armadas da Ucrânia com o uso de armas químicas e o envolvimento de serviços de inteligência estrangeiros", disse Lukashevich em uma reunião do Conselho Permanente da OSCE.

Forças ucranianas atacam área residencial de Donbass com artilharia pesada
O enviado observou que as Forças Armadas Ucranianas implantaram vários sistemas de mísseis na linha de contato com as repúblicas separatistas de Donbass, enquanto o bombardeio de assentamentos também se intensificou. 

A atual operação do Exército ucraniano em Donbass teve início em 2014 com o objetivo de reprimir uma revolta lançada por habitantes de Donetsk e Lugansk insatisfeitos com o golpe de Estado ocorrido em fevereiro daquele ano na Ucrânia. Apesar dos acordos firmados e diferentes regimes de trégua estabelecidos ao longo dos últimos anos, os combates entre as partes seguem até hoje na região. 

Comentar