O autor do livro "How to Land a Plane" (Como Aterrissar um Avião, em tradução livre), Mark Vanhoenacker, citado pelo jornal Express UK, ressaltou que as áreas dedicadas a movimento de aviões carecem de iluminação, dificultando chegada e partida do aeroporto.
"Muitos de nós acreditamos que aeroportos sejam bem iluminados, e é verdade que os pátios ao redor dos terminais são frequentemente iluminados", destacou o piloto, acrescentando que "pistas de rolagem e de pouso são tão sutilmente iluminadas que a escolha de um aeródromo à noite, especialmente em uma passagem urbana, envolve muitas vezes a procura de um local particularmente escuro. De perto, felizmente a aproximação e as luzes da pista são inconfundíveis".
Ao mesmo tempo, a funcionária da Segurança de Aviação, Saran Udayakumar, também comentou aterrissagens noturnas, acrescentando que há um motivo certo por que as aeromoças pedem para os passageiros abrirem a cortina da janela do avião nesse momento:
"Os passageiros são muito curiosos. São os olhos adicionais perfeitos para ver se algo está dando errado lá fora. Normalmente, os passageiros relatam aos membros da tripulação imediatamente."