3ª Guerra Mundial à vista? Marinheiros da OTAN ficam em choque com manobra de caças russos

Os marinheiros belgas que efetuavam uma missão de patrulha da OTAN no mar Báltico ficaram chocados quando dois caças russos Su-24 sobrevoaram seu navio a baixa altitude, relata a mídia, citando fontes militares.
Sputnik

Segundo os dados do canal da TV VRT, o alegado incidente em que dois bombardeiros russos sobrevoaram o navio da OTAN a baixa altitude teve lugar no fim de semana passado.

Mídia: avião militar dos EUA entrou no espaço aéreo sobre mar Negro
"A tripulação do navio da Marinha da Bélgica que efetua o patrulhamento da OTAN no Báltico, observou em choque os dois bombardeiros russos Su-24 sobrevoando o navio a baixa altitude", informou o canal, acrescentando que os aviões efetuaram essa manobra três vezes.

Os detalhes do incidente foram comunicados pelo capitão do navio, Peter Ramboer, ao ministro da Defesa da Bélgica, Sander Loones, durante seu encontro. De acordo com o comandante naval, ele ordenou não tomar quaisquer medidas:

"Não queria ser o homem que provocou uma Terceira Guerra Mundial por causa de um erro de avaliação da situação".

Analista: míssil russo causa preocupação na OTAN
Ao comentar o incidente, o ministro da Defesa belga, por sua vez, escreveu na sua conta de Twitter que tudo isso "prova a necessidade de continuar investindo em nossa defesa".

Na sua postagem, ele também adicionou imagens que mostram como ocorreu o incidente e os próprios caças. No entanto, é difícil determinar se esses bombardeiros sobrevoaram realmente o navio ou a área perto dele.

​Segundo assegura a parte belga, os caças russos que sobrevoaram o navio Godetia durante manobras navais no mar Báltico estavam armados com mísseis da classe ar-terra Kh-25.

Comentar