Marinha do Irã adota em serviço 2 novíssimos minissubmarinos (VÍDEO)

A Marinha do Irã adotou em serviço dois novos minissubmarinos, da classe Ghadir, destinados para operações em águas pouco profundas, como no golfo Pérsico, comunicou nesta quinta-feira (29) a agência AP, citando um canal estatal iraniano.
Sputnik

A construção dos submarinos Ghadir-942 e Ghadir-955 foi completada em 10 e 18 meses, respetivamente.

Irã garante estar pronto para exportar caças de 4ª geração
Os submarinos são dotados de tecnologia que evita detecção por sonares e podem lançar mísseis superfícies-superfície, mísseis debaixo d’água, bem como torpedos e minas navais, de acordo com o canal, citado pela AP.

O Irã começou a construir os submarinos da classe Ghadir em 2005. Estes possuem alta capacidade de manobra e são capazes de efetuar ataques furtivos.

Os submarinos pesam menos de 150 toneladas e são empregues em missões de curta duração.

Anteriormente, o contra-almirante iraniano Hossein Khanzadi, afirmou que em breve a Marinha do país adotará em serviço três novos destróieres. Dois deles serão posicionados nas águas meridionais do país, enquanto o terceiro será enviado para a Frota do Norte.

O Irã, que nos últimos anos tem reforçando significativamente seu potencial militar, obtendo autossuficiência na esfera de produção de equipamento militar importante, insiste em que suas medidas militares não ameaçam outros países e estão baseadas na doutrina de dissuasão.

Comentar