China acusa navios norte-americanos de provocação no mar do Sul da China

Os navios da Marinha dos EUA entraram ilegalmente nas águas perto das disputadas ilhas Paracel, no mar do Sul da China, que Pequim considera como sendo suas, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, em coletiva de imprensa.
Sputnik

Por sua vez, Pequim pediu a Washington para interromper esse tipo de ação, classificada como provocação por Shuang.

Guerra comercial entre EUA e China abre janela de oportunidades para Rússia
Previamente a Frota do Pacífico dos EUA informou que dois navios da Marinha dos EUA, na quarta-feira (28), passaram pelo estreito de Taiwan no âmbito de uma demonstração de liberdade de navegação.

O porta-voz também informou que, no dia 26 de novembro, navios americanos invadiram ilegalmente as águas territoriais da China próximas às ilhas Paracel.

"O lado chinês insta ao lado americano a parar imediatamente tais ações provocativas que violam a soberania da China e colocam em risco sua segurança", disse o diplomata chinês.

Shuang acrescentou que o lado chinês também apresentou uma nota decisiva para o lado americano. O diplomata chinês declarou que as ações dos navios americanos violaram as normas do direito internacional, minaram a soberania da China, bem como a paz e a estabilidade na região.

Comentar