Novo presidente do México promete vender 60 aviões do governo

O avião grande e luxuoso usado para transportar o presidente mexicano está à venda e será um dos símbolos da luta contra os excessos da classe política que o novo mandatário assumiu.
Sputnik

"Estamos vendendo todos os aviões e helicópteros que os políticos corruptos usaram", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em uma manifestação em Xalapa, Veracruz, perto do final de seu primeiro dia como presidente. A multidão gritou em aprovação.

O ministro das Finanças, Carlos Urzúa, convocou uma coletiva de imprensa na Cidade do México no domingo (2), com a presença de um pequeno exército de repórteres locais em frente ao Boeing 787 Dreamliner para anunciar que o avião "em breve" será colocado à venda.

Fotógrafos e equipes de câmeras foram então conduzidos à aeronave para ver por si mesmos o espaçoso interior enfeitado com selos oficiais do governo nas paredes e monitores de tela plana, bem como o quarto presidencial e o que parecia ser um banheiro revestido de mármore.

O jato presidencial de US$ 218 milhões adquirido no final de 2012 é um dos 60 aviões do governo que serão vendidos, além de 70 helicópteros, disse Urzua.

Ele será levado na segunda-feira para o aeroporto de Victorville, no sul da Califórnia, por recomendação da Boeing, já que aguarda um novo proprietário.

No comício, López Obrador assinalou outras promessas de campanha populistas, incluindo o fim das pensões para ex-presidentes e um corte salarial para altos funcionários do governo.

Presidente esquerdista assume o poder no México após décadas de tecnocratas
No sábado de manhã, pouco antes de sua posse formal, o veterano esquerdista ordenou a abertura das portas em Los Pinos, a opulenta residência de presidentes mexicanos que remonta a oito décadas.

Famílias descansavam nos jardins, corriam pelos corredores para espiar escritórios e quartos, e ouviam os grupos musicais que eram convidados a tocar.

Conhecido por sua vida frugal, López Obrador sempre disse que não moraria em Los Pinos e, em vez disso, converteria a imensa propriedade em um centro cultural.

López Obrador conseguiu uma vitória esmagadora nas eleições em grande parte ao seu discurso de repulsa generalizada da elite governista mexicana, vista por muitos como fora de sintonia e profundamente corrupta.

Comentar