Rússia busca 'alimentar todo o planeta', garante premiê Medvedev

A Rússia busca expandir suas exportações agrícolas, buscando alimentar todo o planeta, disse o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev. A declaração dele acontece quando o país desfruta de um aumento recorde nas exportações de grãos.
Sputnik

"Nosso país é, como dizem, destinado pelos céus a alimentar todo o planeta. E nós tentaremos fazer isso", afirmou Medvedev a jornalistas de canais de TV russos em uma importante entrevista ao ar nesta quinta-feira.

Além de ser o "destino" do país, os alimentos fazem "bens de exportação agradáveis", acrescentou o primeiro-ministro russo. A agricultura da Rússia expandiu-se bastante nos últimos anos, tornando-se uma indústria sólida e lucrativa, ao contrário do que era há algumas décadas.

"Nos anos 90, a agricultura era chamada de 'buraco negro', onde não se deve investir, nos disseram que não deveríamos nos alimentar, já que podemos comprar tudo em outro lugar", comentou Medvedev.

Rússia continuará aumentando transações em moedas nacionais

"Agora, isso alimenta todo o nosso país. Alcançamos os principais objetivos em relação à segurança alimentar e estamos exportando grãos e outros produtos para o mercado mundial", acrescentou.

Este ano, a Rússia teve um grande crescimento de suas exportações agrícolas, tornando-se o maior exportador mundial de trigo. De janeiro a setembro de 2018, as exportações da farinha de trigo e de mescal da Rússia aumentaram 54,3% em comparação com o ano anterior.

A quantidade de alimentos que as importações do condado, por sua vez, continuaram a encolher. As importações de grãos para a Rússia caíram 11,1% durante o mesmo período. As importações de cevada sofreram um enorme declínio, caindo 94%.

Comentar