Notícias do Brasil

Receita Federal: 628 mil contribuintes estão na malha fina do IR

Segundo informação da Receita Federal, 628 mil contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2018 retidas na "malha fina", em função de inconsistências nas informações enviadas.
Sputnik

As declarações ficam retidas para verificação de pendências e possível correção dos erros. Desse modo, as eventuais restituições serão pagas após a verificação das informações.

R$ 1,5 tri de impostos em 2018: governo gasta mais do que deveria no Brasil, diz analista
A quantidade de declarações retidas corresponde a 2% do total de 31.435.539 declarações do IRPF 2018 apresentadas neste ano, explicou a Receita.

Segundo o Leão, 70,35% das declarações retidas possuem direito à restituição. Outros 25,88% tem imposto a pagar e 3,77% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

Segundo a Receita, a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes são a causa principal da retenção das declarações.

Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF, despesas médicas e dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras também motivaram a malha fina.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146.

Comentar