Marinha russa irá reforçar seus submarinos nucleares com mísseis Kalibr

A Marinha da Rússia planeja em breve armar seus submarinos nucleares do projeto 949A da Frota do Pacífico com mísseis de cruzeiro de alta precisão Kalibr.
Sputnik

Os submarinos nucleares do projeto 949A da Frota do Pacífico da Marinha russa terão mísseis de cruzeiro Kalibr em seu arsenal, disse o comandante desta entidade militar, almirante Sergei Avakyants ao jornal Krasnaya Zvezda.

Atualmente, estes submarinos são equipados com mísseis de cruzeiro antinavio Granit e Oniks.

"Está sendo realizada a modernização e o rearmamento dos submarinos nucleares 949A com novas armas de alta precisão. Serão adaptados para os sistemas de mísseis de cruzeiro Kalibr", declarou

Ademais, o almirante russo acrescentou que estas armas serão também instaladas no navio antisubmarino Marshal Shaposhnikov.

Marinha russa terá novo navio de assalto universal
Os mísseis de cruzeiro Kalibr, com um alcance de até 2.500 quilômetros, foram inicialmente elaborados como armamento para os submarinos nucleares multifuncionais da classe Yasen, projeto 885.

Mais tarde eles começaram a ser instalados tanto em submarinos do projeto 636, ao qual pertence o Veliky Novgorod, como em navios de superfície.

Os Kalibr foram usados pela primeira vez em 7 de outubro de 2015 contra extremistas que operavam na Síria. Os navios russos lançaram 26 mísseis desse tipo do mar Cáspio contra alvos terroristas. Desde então, os Kalibr foram lançados em mais de uma ocasião contra grupos radicais que atuavam na Síria.

Comentar