Arma invulnerável: analista militar elogia maior vantagem do míssil russo Avangard

Os sistemas de mísseis russos Avangard superam significativamente seus análogos em termos de caraterísticas de combate, indica o especialista militar russo, detalhando que esse sistema possui uma vantagem única que falta aos sistemas estrangeiros semelhantes.
Sputnik

De acordo com o vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, Konstantin Sivkov, a maior vantagem do sistema Avangard é a trajetória rasante do voo do míssil que ele possui e que o torna de fato invulnerável para os sistemas antimísseis inimigos.

"A maior vantagem consiste em que ele [míssil] se move por uma trajetória rasante, ele manobra no decurso de seu voo. Graças a isso, ele se torna praticamente invulnerável para os sistemas de defesa antimíssil", explicou ao canal russo Zvezda.

Na opinião dele, este é um sistema único e nenhum outro país conseguiu desenvolver mísseis semelhantes.

Defesa russa lança mísseis Iskander em manobras noturnas
"Os mísseis balísticos norte-americanos voam por uma trajetória balística comum", indicou o especialista.

O sistema Avangard está entre as armas cuja criação foi anunciada pelo presidente Vladimir Putin, em 1º de março do ano corrente, durante sua mensagem anual à Assembleia Federal. A arma é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental, enquanto sua velocidade é 20 vezes maior que a do som. A produção em série do Avangard foi anunciada em julho, enquanto sua colocação em serviço se espera nos próximos meses.

Comentar