Serviço russo de mapas mostra por acaso instalações militares estrangeiras

Um funcionário da Federação dos Cientistas Americanos (FAS) encontrou no Yandex Mapas mais de 300 instalações militares na Turquia e em Israel, muitas das quais são secretas, de acordo com site da entidade norte-americana.
Sputnik

Matt Korda descobriu que o serviço de mapas desfocou algumas áreas no território dos países, deixando clara, assim, a localização exata das instalações militares dos dois países, bem como das bases militares da OTAN.

Chinês poderá passar 18 meses na prisão por ter fotografado base naval dos EUA
Há pelo menos duas bases da OTAN nos mapas: o Comando das Forças Terrestres Aliadas em Izmir e a Base Aérea de Incirlik, que abriga o maior estoque de bombas gravitacionais nucleares norte-americanas B61 fora do país, informa a entidade.

Um funcionário da FAS descobriu localizações militares, comparando os mapas do Google Earth com os do Yandex. Ao contrário dos mapas no serviço russo, as instalações não foram desfocadas no serviço americano.

"Embora nenhuma das instalações militares permanentes da Rússia na Síria tenha sido desfocada, quase toda a Síria é retratada em resolução extremamente baixa, tornando quase impossível utilizar o Yandex para análise de imagens sírias", destaca.

Hacker obtém informações secretas sobre caças F-35 através do Tinder
Estamos falando de aeródromos, portos, bunkers, armazéns, bases, quartéis, instalações nucleares e outras instalações militares. Ao mesmo tempo, o funcionário americano destacou não ter encontrado nenhuma instalação russa desfocada nos mapas do Leste Europeu, da Ásia Central ou do Oriente Médio.

Matt Korda acredita que o desfoque nos mapas possa ter surgido a pedido dos militares israelenses e turcos, mas, ao invés de passar despercebida, a edição das imagens só chama mais atenção.

Comentar