ONU confirma presença de túneis na fronteira entre Israel e Líbano

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) confirmou a existência de todos os quatro túneis que as Forças de Defesa de Israel (IDF) descobriram ao longo da fronteira entre os dois países, segundo afirmou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira.
Sputnik

"Com base na avaliação independente da ONU, as forças de paz confirmaram até agora a existência de todos os quatro túneis perto da Linha Azul, no norte de Israel", disse Dujarric, referindo-se à linha de demarcação entre Israel e Líbano. "A UNIFIL, nesta fase, pode confirmar que dois dos túneis cruzam a Linha Azul."

Israel descobre 4º túnel de ataque do Hezbollah escavado desde o Líbano (VÍDEO)
De acordo com o porta-voz das Nações Unidas, a presença de túneis transfronteiriços é "uma séria preocupação" e a UNIFIL exige que o governo libanês responda à violação da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que apela aos dois lados para respeitarem a Linha Azul e implementar uma cessação completa das hostilidades.

Nesta segunda-feira, em entrevista à Sputnik, o embaixador libanês em Moscou, Chawki Bou Nassar, se queixou das violações praticamente diárias por parte de aviões israelenses ao espaço aéreo do seu país, destacando que a comunidade internacional deveria tomar alguma atitude para acabar com essas "agressões" a Beirute. 

"Israel, quase diariamente, invade nosso espaço aéreo e nossas águas territoriais, e, às vezes, viola a fronteira do Líbano. Quase todos os dias, eles violam o espaço aéreo libanês, o que constitui uma violação de uma lei internacional. Por isso, convocamos a comunidade internacional e países que têm influência sobre Israel para tomar uma posição clara contra qualquer agressão contra o Líbano", disse ele.

Comentar