Visto por muitos como um grande estadista que conseguiu manter a paz e a estabilidade entre os diversos povos que formavam a Iugoslávia, Tito, que governou esse grande país do final da Segunda Guerra Mundial até sua morte, em 1980, também é apontado por outros como um governante autoritário. O monumento em honra a esse político tem como pano de fundo o aniversário de libertação de Podgorica do jugo nazista, ocorrida em 19 de dezembro de 1944, pelas mãos dos partisans liderados por Tito.
A nova estátua da cidade, nomeada Titograd — em homenagem ao político — entre 1946 e 1992, foi colocada em um parque por iniciativa da prefeitura e de um grupo de veteranos comunistas do período da Segunda Guerra. Uma de três peças idênticas feitas pelo escultor Antun Augustincic em 1948, a estátua em tamanho natural mostrando Tito em uniforme militar com o sobretudo pendurado nos ombros estava guardada em uma sala comemorativa de um quartel do Exército.
De acordo com o prefeito Ivan Vukovic, citado pela Reuters, a recolocação da imagem em local público foi uma forma de lembrar os valores fundamentais de Montenegro.
"Nosso país continua fiel às tradições antifascistas", disse ele, segundo a agência.