Tradição de vários séculos
O Ano Novo é uma das principais festas na Rússia que se celebra desde tempos antigos. Até 1700, o Ano Novo foi festejado no inicio de março, no século XV — em 1 de setembro. O primeiro imperador russo, Pedro I introduziu novo sistema de cronologia — desde o nascimento de Jesus Cristo, e o 7208º ano desde a criação de mundo virou em 1699.
O imperador ordenou celebrar o Ano Novo como na Europa: em 1º de janeiro com abetos decorados que se tornaram um símbolo de Natal e Ano Novo. Os habitantes da cidade deviam felicitar um de outro, lançar fogos de artifício, atirar de espingardas e organizar mascaradas.
Depois de derrubamento da monarquia em 1917, o Natal e Ano Novo foram cancelados como símbolos do regime anterior. As árvores de Natal e decorações nas ruas da cidade desapareceram. Apenas em 1935, na época de Stalin, a festa foi devolvida junto com todos os símbolos da festa. Em 1947, 1º de janeiro se tornou o dia de folga, mas desde 1969-1970 o líder do Estado começou a felicitar solenemente o povo.
Nos tempos da União Soviética nas ruas de Moscou em dezembro apareceram abetos decorados, figuras de Ded Moroz (Papai Noel da Rússia), Snegurochka (neta do Ded Moroz), bonecos de neve e guirlandas brilhantes. Começaram a funcionar as feiras do Ano novo e mercados de abetos.
Depois de dissolução da União Soviética a tradição de conservou. Até hoje a cidade se decora festivamente, mas nos últimos anos isso acontece em conformidade com um cenário especial.
Desde 2012 a atenção especial na capital russa se presta à criação de confortáveis espaços públicos para moradores e turistas segundo os padrões internacionais. Os visitantes do estrangeiro falam cada vez mais que Moscou se tornou ainda mais linda e confortável.
Durante os últimos sete anos os especialistas criam espeço com luzes sem par, iluminando os edifícios, pontes e calçadas.
Design da grande cidade
Em 2012 em Moscou apareceram novas ruas — travessas Kamergersky e Stoleshnikov, Kuznetsky Most e Rozhdestvenka. Em 2013-2014 começou a funcionar a única concepção de decoração com o moto "Melhor cidade do Inverno", criada em cooperação com bem conhecidas empresas de design russas.
Novas zonas para pedestres, avenidas e parques foram embelezados por extraordinários elementos de decoração, inclusive cerca de 12 mil figuras luminosas de baixo consumo de energia.
Serpentina de luzes
No ano seguinte de 2014-2015 para a decoração da capital russa foi elaborada a concepção intitulada Serpentina de luzes. Em cima das cabeças de pessoas se incendiaram originais construções luminosas.
Milhares de árvores de Natal, desde árvores tradicionais até variantes incomuns com uso de materiais modernos, foram instalados nas ruas.
As praças mais importantes de Moscou — Smolenskaya, Zubovskaya, Paveletskaya, Serpukhovskaya, Taganskaya e outros — foram embelezadas pelos abetos de altura igual, mas design único. É interessante que naquele ano os mesmos moradores da cidade escolheram a concepção no portal Cidadão Ativo.
As decorações tradicionais para o Ano novo e Natal em Moscou foram completadas pelas imagens associados com declarado no país Ano da Literatura Russa.
Selo postal
Em 2015-2016 o principal símbolo de decorações da capital russa se tornou o selo postal. A coisa é que o Ano Novo e Natal é o tempo para parabéns e bons votos, associados com selos postais.
Nos espaços públicos, praças, ruas de pedestres aparecera, instalações 3D, tais como grandes bolas de árvore de Natal, chafarizes luminosos em forma de flores. Todos os elementos tiveram a tema comum de atmosfera de Ano Novo.
GUM, a principal casa comercial do país situada na Praça Vermelha, foi decorada no mesmo estilo.
Amizade com a Itália
Em 2017, Moscou foi decorada no estilo italiano. O motivo principal foi ornamentos italianos que constituíram o logotipo do Ano Novo de 2017 e também embelezaram as instalações luminosas urbanas. As autoridades explicaram a sua escolha pelo fato de que a Rússia e Itália têm a história parecida.
A iluminação de Ano Novo no âmbito do festival Viagem ao Natal foi especialmente brilhante e memorável. Os mesmos moscovitas que já começaram a acostumar à beleza da cidade, passeavam com satisfação pelas ruas tirando as fotos perto das decorações luxuosas.
Toda a vida é um teatro
Para a festa de 2017-2018 foi escolhida a tema de teatro. Nas ruas apareceram palcos teatrais, figuras em máscaras, bastidores luminosos e leques. A cidade virou um verdadeiro teatro brilhante sob o céu aberto.
Devido ao festival Viagem ao Natal desde 31 de dezembro a 3 de janeiro foi fechado o tráfego nas ruas Tverskaya, Mokhovaya e Okhotny Ryad.
Vários espetáculos e apresentações foram organizados durante o festival. Os visitantes podiam provar pratos de alimentos de rua, tirar fotos lindas perto das instalações, cantar e dançar.
Reserva universal
Nem todas as decorações se criam especialmente para certo Ano Novo, uma boa parte deles se usa repetidamente. "A cidade criou uma reserva suficiente de elementos de decoração que permitem embelezar a cidade com custas relativamente baixas", explicaram os representantes da Empresa unida de Energia de Moscou.
Há objetos grandes que se usam mais de uma vez, tais como arcos luminosos que podem ser vistos nas praças Tverskaya, de Pushkin, da Revolução, nas travessas Kamergersky e Gazetny, no parque Novopushkinsky. O amor especial dos moradores e visitantes de Moscou receberam árvores luminosas e a instalação de luzes "Céu estrelado" nas ruas Bolshaya Dmitrovka e Nikolskaya.
"Em geral a maioridade de instalações de decoração 3D que embelezam a cidade nos feriados de Ano Novo, podem ser reinstaladas ou obter nova forma única através da renovação", acrescentaram os representantes da Empresa unida de Energia de Moscou.
Para todos os gostos
Durante os feriados de Ano Novo e Natal em Moscou se organizam as feiras natalinos para todos os gostos, entre as quais se destacam feiras nas praças Vermelha e Manezhnaya. Além de pavilhões comerciais aqui há muitos entretenimentos, tais como carrosséis, balanços e pista de patinação.
As mudanças da imagem da cidade contribuíram para aumento de popularidade de Moscou entre turistas tanto russos, como estrangeiros. Muitas visitantes assinalam que a capital russa se tornou mais confortável. Os estrangeiros cada vez mais escolhem Moscou para passar feriados de Ano Novo e Natal.