Premiês da Grécia e da Bulgária exigem que UE detalhe política de migração do bloco

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e seu colega búlgaro, Boyko Borissov, conclamaram a União Europeia a definir mais claramente a política em relação aos migrantes e as regras para a concessão de asilo.
Sputnik

"Falámos sobre o sistema de asilo na União Europeia. Infelizmente, a Presidência austríaca da UE não avançou esta questão. Durante a Presidência romena, abriremos o caminho para a resolução desta questão, porque já não podemos enfrentar tais princípios, como o princípio da solidariedade, segundo o qual o primeiro país que aceita as pessoas suporta todo o fardo", disse Tsipras em entrevista coletiva.

UE chega a acordo sobre migração e euro dispara
Por sua vez, Borissov também expressou esperança de que durante a presidência da Romênia na União Europeia, o progresso seria alcançado na resolução da crise migratória.

"Durante a presidência austríaca da UE, os progressos neste sentido não foram tão significativos como eu esperava. Contaremos com a presidência romena para implementá-la, e este tema deve permanecer na agenda da UE", disse Borissov.

A Romênia assumirá a presidência rotativa do Conselho da União Europeia em 1º de janeiro de 2019.

No começo do dia, Belgrado sediou uma reunião entre os primeiros-ministros da Grécia, Romênia, Bulgária e o presidente sérvio. As delegações também incluíram chefes de associações nacionais de futebol e ministros de esportes.

Comentar