Mídia dos EUA indica que tanque russo pode ser considerado 'o mais perigoso'

O National Interest analisou o potencial do tanque russo T-72B3 e a versão de exportação T-72B1MS, afirmando que são das versões mais mortíferas do T-72, bastante eficientes e avançadas e ao mesmo tempo mais baratas que o T-90 ou a versão modernizada do T-80.
Sputnik

Segundo o autor da publicação, o T-72 melhorado tem demanda muito alta em todo o mundo, dado o grande número de países que possuem o clássico T-72 em seu serviço.

Até agora, o T-72B3 é usado apenas pela Rússia e pela Bielorrússia. No entanto, a versão de exportação T-72B1MS, que usa alguma tecnologia do T-72B3, pode mudar a situação.

T-90A russo é considerado o tanque mais letal de todos por revista americana
Ambos os tanques modernizados dispõem de sistema de pontaria multicanal Sosna-U renovado, um computador balístico digital e um sistema de pontaria panorâmico na posição do comandante do tanque, acrescenta o especialista.

O uso dessa ótica dá ao T-72B1MS uma excelente percepção do que está acontecendo no campo de batalha. Também é relatado que tais miras estão instaladas nos tanques T-90M.

Mas, de acordo com National Interest, o T-72B1MS perde para o T-72B3 em proteção. Sua proteção dinâmica é inferior aos sistemas Kontakt-5 ou Relikt, instalados nos tanques russos modernos. Esta característica é explicada pela edição americana com o fato de que agora o mercado potencial para o T-72B1MS é a América do Sul e Central.

NI avalia superioridade do tanque russo T-14 Armata sobre blindados da OTAN
Nas selvas e áreas montanhosas locais é muito importante ter miras de alta qualidade com termovisores. No entanto, os outros países da região não estão armados com tanques avançados e munições poderosas.

Ao mesmo tempo, a proteção leve reduz os custos e peso, especialmente comparando com o T-90 ou com a versão modernizada do T-80, aumentando também a mobilidade do veículo.

Comentar