A venda das aeronaves é para arrecadar fundos para a compra dos novos caças F-35 Lightning II, além disso, Washington pode vender essas aeronaves para outros países asiáticos por um valor menor, segundo o portal Nikkei.
Oficiais japoneses confirmaram que as conversações foram iniciadas para a realização da venda dos equipamentos militares usados para os EUA.
Tóquio comentou a possibilidade com Washington, essa ideia faz parte das negociações envolvendo a compra de 105 caças americanos F-35. Ambos os lados estão tentando acertar os detalhes, como a quantidade de caças F-15 e seus respectivos valores.
Como já é de conhecimento, o Japão planeja comprar 45 caças furtivos F-35, avaliados em aproximadamente US$ 4 bilhões (R$ 15,6 bilhões), além das outras 42 unidades já encomendadas.
As aeronaves que o Japão deseja vender são antigas e incapazes de receber modernizações eletrônicas, por isso, o governo japonês decidiu vendê-las e adquirir outras unidades do caça F-35.
Os primeiros caças F-15 foram integrados no início de 1980. Essas aeronaves podem permanecer em condições operacionais apenas se suas partes forem substituídas de acordo com a necessidade.