"Putin chegou ao Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional e deu a ordem para iniciar os testes. O lançamento foi realizado pela guarnição do destacamento da Força Estratégica de Mísseis a partir da posição de lançamento no distrito Dombarovsky contra um alvo convencional no polígono de Kura, na região de Kamchatka", explicaram no Kremlin.
No decorrer do voo à velocidade hipersônica, o bloco planador realizou manobras verticais e horizontais guiadas e atingiu o objetivo convencional no tempo previamente definido no campo de treinamento do polígono, informou Moscou.
O presidente Putin agradeceu aos criadores do Avangard, aos participantes dos testes e ao Ministério da Defesa pelo seu excelente trabalho.
O sistema Avangard está entre as armas cuja criação foi anunciada pelo presidente Vladimir Putin, em 1º de março de 2018, durante a sua mensagem anual à Assembleia Federal. A arma é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental, enquanto sua velocidade é 20 vezes maior que a do som. A produção em série do Avangard foi anunciada em julho, enquanto sua colocação em serviço se espera nos próximos meses.