Humanidade poderia colonizar um asteroide?

Os escritores de ficção científica frequentemente escrevem sobre a construção de bases espaciais dentro de um enorme asteroide vazio.
Sputnik

Na realidade, cientistas fizeram os cálculos e decidiram que esse sonho é uma possibilidade real.

Recentemente, três pesquisadores da Universidade de Viena do Departamento de Astrofísica, publicaram um documento que sugere ser uma possibilidade realística encontrar uma "colônia" em uma pedra do espaço.

Missão ExoMars tem 'chance muito boa' de encontrar vida no Planeta Vermelho, diz cientista
Essa base seria rotacionada para gerar gravidade artificial, tornando o local mais confortável e apropriado para habitação, segundo artigo publicado pelo portal Metro.

Os especialistas afirmam que os cálculos sugerem que um asteroide seria forte o bastante para resistir à base, além de suportar a rotação.

Segundo a equipe de pesquisa, uma estação espacial na caverna de um asteroide minerado é possível, caso suas dimensões sejam escolhidas corretamente e caso a composição material e a resistência do material do asteroide sejam conhecidas o suficiente para um nível satisfatório de precisão.

As cavernas dentro do asteroide fornecem vantagens de material confinado próximo à gravidade zero durante a extração e após, o casco protegerá a parte interna contra a radiação.

Entretanto, a ideia de um asteroide habitado custaria aproximadamente 75 bilhões de libras esterlinas (R$ 370 bilhões) por pessoa. Além disso, seria extremamente difícil construir uma habitação dentro de uma pedra espacial, especialmente se considerarmos os efeitos sombrios ao corpo humano devido à gravidade zero.

Para uma construção como essa, serão necessários diversos especialistas de diferentes áreas, além disso, deverá conter tudo para a necessidade humana, como ar para respirar, água para beber e sistemas de reciclagem apropriados, bem como alimento e luz.

Comentar