Segundo a mídia, os mísseis antiaéreos de longo alcance do novo sistema atingiram com sucesso um alvo que se encontrava a uma distância de cerca 250 quilômetros à velocidade de 3 quilômetros por segundo. De acordo com a mídia, os lançamentos fazem parte de exercícios realizados no início de dezembro. A China tem a versão anterior deste sistema de defesa, o S-300, desde os anos 90 e é o primeiro país do mundo a importar o S-400.
"Apesar da pressão dos Estados Unidos, o Exército russo aumentará a sua cooperação com o Exército de Libertação Popular da China em tais áreas como mísseis, construção naval e outros setores", disse Li Jie, especialista em assuntos militares de Pequim, citado pelo jornal.
O teste ocorreu no meio das preocupações de Washington sobre o desenvolvimento da cooperação militar entre Pequim e Moscou. De acordo com um relatório norte-americano oficial publicado neste mês, "a China e a Rússia buscam obter armas hipersônicas porque a sua velocidade, altitude e manobrabilidade podem neutralizar a maioria dos sistemas de defesa antimísseis" e "não existem contramedidas".
O sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumph (AS-21 Growler, conforme a classificação da OTAN) é capaz de abater alvos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos estratégicos e tático-operacionais. O S-400 possui um alcance de até 400 km, variando conforme os mísseis utilizados.