Antes, o jornal israelense The Jerusalem Post informou que um foguete lançado pelos palestinos a partir da Faixa de Gaza caiu ao lado de uma barreira de proteção do Conselho Regional Sha'ar ha-Negev, no distrito sul de Israel. Ninguém ficou ferido. O foguete atingiu uma área despovoada, por isso as sirenes não foram acionadas.
"Esta noite, foi registrado um lançamento [de um foguete] a partir da Faixa de Gaza contra o território israelense. Em resposta, um helicóptero das Forças de Defesa israelenses atingiu um posto militar do Hamas no sul da Faixa de Gaza", disse o comunicado.
De acordo com os militares israelenses, o foguete disparado pelos militantes palestinos contra Israel foi o primeiro em um mês e meio. O disparo ocorreu após mais um confronto entre moradores do enclave e tropas israelenses, no qual, segundo os médicos locais, morreu um palestino e cinco ficaram feridos.
Gaza está sob bloqueio israelense-egípcio desde que o Hamas assumiu o poder em 2007.
As Nações Unidas e o Egito iniciaram um processo de mediação entre as partes para assegurar um cessar-fogo depois que militantes de Gaza dispararam 460 foguetes contra o sul de Israel, o qual retaliou com o lançamento de ataques aéreos contra 160 alvos em Gaza.