Essa atitude foi tomada para que o exército sírio assumisse o controle do norte do país, impedindo uma ofensiva turca na região.
Dois helicópteros, supostamente dos EUA, foram avistados sobrevoando a cidade de Manbij, na Síria. A Turquia é apontada como o principal apoio da força rebelde síria.
Vale ressaltar que, anteriormente, Damasco anunciou o desenvolvimento das tropas na cidade depois que as Unidades de Proteção Popular dos curdos sírios (YPG) solicitaram que o governo sírio assumisse o controle de Manbij, assim como o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou que a Turquia estava pronta para lançar uma operação militar na região.
O líder turco passou a utilizar uma "operação psicológica" contra o controle do governo sírio, afirmando que a situação da região permanecia "indefinida".
Além disso, a tensão em Manbij aumentou depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada de suas tropas da Síria. Ancara, desde então, está ameaçando lançar uma ofensiva contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerados uma organização terrorista pela Turquia.