Mais cedo, no sábado (29) o Centro americano informou haver uma ameaça de tsunami em partes do oceano Pacífico localizadas nas proximidades da área de um grande terremoto na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.
"O PTWC não detectou ondas de tsunami em relação ao nível do mar na área atingida por terremoto de magnitude 7,2 registrado na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas. Portanto, não há mais ameaça de tsunami causado por terremoto", destaca o comunicado atualizado.
Previamente, o Serviço Geológico dos EUA afirmou que o terremoto de magnitude 7,2 foi registrado no sudeste da área costeira da ilha Pundaguitan às 03:39 GMT.
"Existe uma ameaça de tsunami para partes do Pacífico localizadas perto do terremoto. No entanto (…) com base em todos os dados disponíveis não há ameaça de tsunami para o Havaí", diz o comunicado.
O epicentro do terremoto foi localizado na profundidade de 49 quilômetros. Não houve relatos imediatos sobre vítimas ou danos causados pelo tremor.
Terremotos com magnitude superior a 7,0 na escala Richter são considerados grandes terremotos. Tais tremores geralmente causam danos à maioria dos edifícios, causando sérios danos a muitos deles. O dano severo é geralmente limitado a 250 quilômetros do epicentro.