Coreia do Norte mantém contatos secretos com EUA?

Embora Pyongyang oficialmente não responda às propostas de Washington para retomar as negociações, os norte-coreanos estão trabalhando ativamente para desenvolver contatos secretos com vários políticos dos EUA, segundo a mídia sul-coreana.
Sputnik

"Representantes da Coreia do Norte […] recorrem regularmente a especialistas americanos que se dedicam às questões coreanas, convidando-os para reuniões informais. Isso é dito por várias pessoas nos Estados Unidos. Funcionários norte-coreanos também tentaram organizar consultas secretas com congressistas e representantes do Comitê de Relações Internacionais do Senado", assegura o jornal Chosun Ilbo citando fontes anônimas americanas.

Coreia do Norte testa sistemas telemétricos para mísseis balísticos, diz mídia
A via mais ativa é o "canal de Nova York", a representação de Pyongyang nas Nações Unidas. Seus representantes contataram repetidamente funcionários da Câmara dos Representantes, do Senado, do Departamento de Estado e do Tesouro dos EUA.

De acordo com os interlocutores do Chosun Ilbo, os norte-coreanos demonstram um bom conhecimento dos aspetos específicos da política dos EUA em respeito à Coreia do Norte, tentando estabelecer relações com pessoas próximas ao governo estadunidense, bem como com especialistas democratas.

De acordo com a mídia sul-coreana, Pyongyang está interessada principalmente na atitude do atual governo dos EUA esperando um possível alívio das sanções.

Especialistas de Seul acreditam que, mais cedo ou mais tarde, Pyongyang passará ao diálogo oficial, mas por enquanto está aguardando o momento certo.

Comentar