"Representantes da Coreia do Norte […] recorrem regularmente a especialistas americanos que se dedicam às questões coreanas, convidando-os para reuniões informais. Isso é dito por várias pessoas nos Estados Unidos. Funcionários norte-coreanos também tentaram organizar consultas secretas com congressistas e representantes do Comitê de Relações Internacionais do Senado", assegura o jornal Chosun Ilbo citando fontes anônimas americanas.
De acordo com os interlocutores do Chosun Ilbo, os norte-coreanos demonstram um bom conhecimento dos aspetos específicos da política dos EUA em respeito à Coreia do Norte, tentando estabelecer relações com pessoas próximas ao governo estadunidense, bem como com especialistas democratas.
De acordo com a mídia sul-coreana, Pyongyang está interessada principalmente na atitude do atual governo dos EUA esperando um possível alívio das sanções.
Especialistas de Seul acreditam que, mais cedo ou mais tarde, Pyongyang passará ao diálogo oficial, mas por enquanto está aguardando o momento certo.