China apoia continuação do diálogo entre EUA e Coreia do Norte

Pequim apóia as ações de Washington e de Pyongyang com o objetivo de promover a desnuclearização da península coreana e melhorar as relações, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang.
Sputnik

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que espera encontrar-se com o líder norte-coreano Kim Jong-un, que em uma mensagem por ocasião de Ano Novo expressou sua vontade de realizar um encontro com Trump a qualquer momento.

'Coreia do Norte não realizará testes nucleares': Trump está pronto a se encontrar com Kim
Lu enfatizou que Pequim "apóia a Coreia do Norte e os EUA, assim como Seul e Pyongyang, em seu desejo de manter a dinâmica positiva da cooperação para fortalecer ainda mais a confiança mútua e melhorar as relações entre os países".

O diplomata chinês destacou mudanças positivas na situação da península coreana e nas relações entre as duas Coreias em 2018.

"A China apóia Pyongyang na implementação das medidas importantes para a desnuclearização da península coreana", disse ele.

O ano de 2018 foi marcado pela desnuclearização da península coreana.

Em 12 de junho, em Singapura, uma cúpula histórica foi realizada entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

A reunião resultou na assinatura de um documento conjunto no qual ambas as partes confirmaram sua disposição de estabelecer relações bilaterais.

O líder norte-coreano reafirmou seu compromisso com a desnuclearização total da península coreana, enquanto o presidente dos EUA prometeu garantias de segurança a Pyongyang.

Comentar