Uma pesquisa da YouGov mostrou que 64% dos membros de base do Partido Conservador optariam pela saída dura da União Europeia, isto é, sem qualquer acordo na mesa. Ao mesmo tempo, apenas 29% apoiam o acordo negociado pela primeira-ministra depois de muitas viagens à Bruxelas.
O plano de Theresa May — amplamente contestado no Parlamento no mês passado — recebeu o apoio de apenas 23% dos parlamentares conservadores, segundo a pesquisa. 15% dos conservadores disseram que prefeririam manter o país na União Europeia e cancelar o Brexit, enquanto 5% não sabiam ou não opinaram.
A questão das Irlandas
O principal entrave para a saída do Reino Unido é a possível reinstalação de uma fronteira física entre as Irlandas, já que o espaço de circulação comum europeia era a garantia de soberania sem o controle fronteiriço que desencadeava atentados na ilha frequentemente. Wilson, porém, disse que tudo não passa de um "truque", tranquilizando agricultores e empresários ao dizer que não há riscos de agitação social em caso de um Brexit sem acordo.
A pesquisa YouGov foi financiada pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social.