Os dados foram publicados pelo Departamento de Informação e Comunicação de Massa do Ministério da Defesa da Federação da Rússia.
"No decurso do monitoramento militar em 2018, os sistemas de alerta precoce de ataques de mísseis, os sistemas especializados de controle do espaço exterior e os sistemas de defesa antimíssil russos detectaram mais de 60 lançamentos de mísseis balísticos e foguetes espaciais estrangeiros e nacionais", diz o comunicado.
De acordo com o comunicado do ministério, atualmente já são sete os radares Voronezh que estão instalados em várias regiões russas e efetuam o monitoramento militar, controlando os setores de possível origem de mísseis e protegendo as zonas de sua responsabilidade.
"Continuam os trabalhos de instalação de novos radares na região de Murmansk e na república de Comi", acrescenta o ministério.
Atualmente, a Defesa russa está realizando a modernização do escalão espacial do sistema de defesa antimíssil existente. Em particular, os especialistas da Força Aeroespacial estão testando novos aparelhos espaciais do grupo orbital do Sistema Espacial Único. Esse sistema, por sua vez, permitirá reduzir o tempo necessário para detectar lançamentos de mísseis balísticos e melhorará a rapidez e confiabilidade da informação fornecida às autoridades do país sobre ameaças de mísseis.