Síria pode ser readmitida na Liga Árabe

A Liga Árabe está preparando uma resolução para readmitir a Síria ao bloco regional, revelou uma fonte diplomática na organização à Sputnik.
Sputnik

"A Liga Árabe está trabalhando em um projeto de resolução para restaurar a adesão da Síria. O documento pode ser apresentado para debate na Cúpula Econômica e Social em Beirute", disse a fonte.

Chanceler iraquiano: Iraque apoia o retorno da Síria à Liga Árabe
Beirute sediará a cúpula nos dias 19 e 20 de janeiro. O ministro das Relações Exteriores do Líbano tem supostamente feito lobby junto aos estados membros para convidar a Síria de volta, mas a decisão final foi adiada até a próxima reunião na Tunísia.

A adesão da Síria à Liga das 22 nações foi suspensa em 2011, na sequência dos levantes da Primavera Árabe. A Arábia Saudita, supostamente vista como rival da Síria no grupo, disse na semana passada que não se importava com seu retorno. Em seguida, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que pretendem reabrir a sua embaixada em Damasco, depois de um intervalo de seis anos.

Os países da Liga Árabe agora estão reconstruindo suas relações diplomáticas com a Síria. Em dezembro, o presidente sudanês Omar Bashir foi o primeiro líder do país da Liga Árabe a visitar a Síria em oito anos.

A Síria vive uma guerra civil desde 2011, com as forças do governo combatendo numerosos grupos de oposição armada e organizações terroristas. Desde então, mais de 30 países fecharam suas embaixadas ou transferiram suas equipes diplomática para Beirute.

Comentar