Notícias do Brasil

Maduro promete resposta ao Grupo de Lima

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prometeu, nesta segunda-feira (7), dar uma resposta ao comunicado recentente dos membros do Grupo de Lima acerca de seu próximo mandato presidencial.
Sputnik

Maduro tomará posse de seu segundo termo como presidente na quinta-feira (10). O mandato tem duração de 6 anos.

Na sexta-feira (4), o Grupo de Lima, através dos ministros de Relações Exteriores, representando países como Brasil, Argentina e Colômbia, instaram Maduro a não tomar posse de seu novo mandato e pedir uma nova eleição presidencial, transferindo seu poder à Assembleia Nacional venezuelana durante o processo.

México não assina declaração do Grupo de Lima pedindo renúncia de Maduro
O representante do México se recusou oficialmente a assinar a declaração.

"A Assembleia Nacional Constituinte tomará amanhã [terça-feira] decisões abrangentes sobre o Grupo de Lima", disse Maduro conforme citado pela emissora VTV.

Para Maduro, a Venezuela recebeu apoio internacional suficiente após o anúncio do Grupo de Lima.

"Nós somos apoiados pela maioria dos governos do mundo, eles respeitam a lei internacional, respeitam a Venezuela, e com eles nós manteremos relações permanentes, parcerias permanentes, investimentos conjuntos, relações políticas e diplomáticas", acrescentou Maduro.

O Grupo de Lima reúne 12 países e foi estabelecido em agosto de 2017 com o objetivo de promover reformas democráticas na Venezuela.

Comentar