De acordo com o portal, o VANT decolou de manhã da base aérea de Sigonella, na Itália, e seguiu para a linha de demarcação em Donbass. Na noite do mesmo dia, o veículo aéreo começou um voo de reconhecimento ao longo da costa russa do mar Negro e se aproximou do litoral na região de Sevastopol, a uma distância de 33 quilômetros. Finalmente, às 23h no horário de Moscou (20h em Brasília), dirigiu-se para o aeródromo de origem.
O drone de reconhecimento estratégico Global Hawk RQ-4B-30 da Força Aérea dos Estados Unidos, número #UAVGH000, decolou da base aérea de Sigonella, entrou no espaço aéreo da Ucrânia e seguiu para a linha de demarcação em Donbass.
Recentemente, a atividade de aeronaves de reconhecimento e drones estrangeiros perto das fronteiras da Rússia aumentou. Estes aviões foram avistados tanto na região da Crimeia e de Krasnodar, como perto das fronteiras ocidentais do país.
O Ministério da Defesa russo pediu repetidamente a Washington que abandone tais operações, mas o Pentágono recusa fazê-lo.