Muro EUA-México: Pence reafirma que Trump pode declarar emergência nacional

Perto de realizar um pronunciamento à nação, o presidente dos EUA, Donald Trump, está considerando a opção de declarar emergência nacional pelo financiamento de um muro entre os EUA e o México, confirmou o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, durante entrevista nesta terça-feira (8).
Sputnik

"O presidente foi questionado sobre se isso [a opção da emergência nacional] é algo que ele está considerando, e ele disse que se trata de algo que estamos avaliando […]. O fato é que o Congresso deve fazer seu trabalho e vir à mesa de negociação", dise Pence à CBS News.

Erdogan adverte EUA sobre 'grande erro' ao estabelecerem condições de retirada da Síria
Pence afirmou que o impasse no governo acerca do financiamento do muro fronteiriço deixou o governo sem escolha a não ser levar o caso diretamente ao povo estadunidense. Trump tem um discurso marcado para ocorrer na noite desta terça-feira (8) e o suspense está no ar sob a expectativa acerca do que será dito no pronunciamento televisionado.

Na segunda-feira (7), Mike Pence disse a repórteres que a Casa Branca está procurando bases legais para justificar a declaração de emergência nacional. Já nesta terça-feira (8), afirmou que nenhuma decisão a esse respeito foi tomada.

O vice-presidente dos EUA também ressaltou que o pronunciamento apontaria os fatos sobre o que o atual governo classificou como uma "crise humanitária de segurança nacional" na fronteira sul do país, com o México. O vice-presidente salientou que há certamente uma crise e que ela deve ser solucionada antes do governo seguir adiante com a negociação com outras partes do financiamento de segurança nacional.

Trump cita 'crise nacional de segurança' e anuncia pronunciamento à nação
O atual impasse acerca do financiamento do muro levou o governo dos EUA a uma paralisação parcial. A paralisação já acumula 17 dias de discussões entre o governo Trump e os Democratas. O presidente dos EUA quer um financiamento de mais de US$ 5 bilhões para construir o muro na fronteira, apesar de ter prometido que o custo seria arcado pelo México. Os democratas, por sua vez, estão oferecendo liberar US$ 2 bilhões para o projeto, que é uma das maiores promessas de campanha de Donald Trump.

Comentar