De acordo com relatos da mídia, existem cerca 500 fuzileiros a bordo do USS Fort McHenry, o navio transporta barcos do tipo hovercraft e o cenário de manobras prevê o desembarque de tropas e equipamentos militares na costa.
O ex-comandante da Frota do Mar Negro (1998-2002), almirante Vladimir Komoedov, expressou à Sputnik a sua opinião sobre a presença do navio norte-americano no mar Negro:
"Eu acho que isso é uma demonstração de força e das capacidades dos Estados Unidos. Um navio não pode prejudicar a Rússia. Se os EUA têm intenções hostis, então temos força suficiente para contê-los. Certamente este navio vai passar pela costa da Crimeia, mas eu acho que não haverá violações", disse ele.
Anteriormente, foi relatado que o navio anfíbio de assalto USS Fort McHenry entrou pela primeira vez no mar Negro. Ele foi localizado nas águas deste mar em 6 de janeiro, a partir das 16h do horário de Brasília.
No dia 10 de janeiro, sua tripulação, juntamente com a fragata romena Regele Ferdinand, irá realizar exercícios nas águas territoriais da Romênia e na área de águas neutras.
O Ministério de Defesa da Rússia informou que o navio-patrulha Pytlivy, da Frota do Mar Negro, acompanha as ações do navio americano.