O aparente rosto foi encontrado por Scott C. Waring, do blog UFO Sightings Daily, depois de passar horas analisando Marte através do Google Maps.
Rosto antigo é encontrado em Marte utilizando o Google Mars Map.
Para Waring, o rosto se assemelha a "antigas esculturas mesopotâmicas nos muros aqui na Terra". Ele escreveu que "o rosto é parte de um grande desenho de duas figuras. Você pode ver a linha que divide as duas figuras que estão vestindo mantos".
O especialista ressalta que é possível notar um pé de outra pessoa e que o desenho foi feito a partir de paredes muito altas. As duas figuras parecem ser um homem e sua esposa, criados em um ponto mais elevado, como montes. Ou seja, é como se houvesse uma antiga cidade no local, enfatiza Waring.
Atualmente, a agência espacial forma a missão InSight, com a missão de perfurar a crosta marciana, visando o entendimento da formação do Planeta Vermelho.
Em algum período, Marte foi coberta por água, sofrendo inundações catastróficas. Perante esse fato, é possível acreditar que o planeta poderia ter abrigado formas de vida alienígenas, entretanto, até o momento, a agência espacial não foi capaz de encontrar qualquer ser na superfície marciana, o que continua intrigando a todos sobre a existência de vida no planeta.