No 19° dia de paralisação parcial da máquina federal, a reunião entre Trump e a oposição terminou sem nenhum sinal de avanço.
"Eu perguntei o que vai acontecer em 30 dias se eu abrir rapidamente as coisas, você vai aprovar a Segurança de Fronteira, que inclui uma barreira de parede ou aço?", Trump escreveu no Twitter. "Nancy disse, NÃO. Eu disse tchau, nada mais funciona!"
Democratas exasperados chamaram o comportamento de Trump de "birra" e disseram que a reunião foi interrompida quando eles se recusaram a se comprometer com o financiamento do muro.
"Novamente, vimos uma birra porque ele não conseguiu o que queria", acrescentou Schumer.
Trump disse nesta quarta-feira (9) que tinha o direito de declarar uma emergência nacional para construir o muro na fronteira sul, caso nenhum acordo com o Congresso seja alcançado e ele não consiga os US$ 5,7 bilhões que pretende para o projeto.
Os democratas planejam testar a determinação dos republicanos em relação ao assunto, avançando com um projeto de lei para reabrir imediatamente o Departamento do Tesouro, a Securities and Exchange Commission e várias outras agências que estão parcialmente fechadas desde 22 de dezembro.