Recentemente, um oficial norte-americano não identificado informou que os EUA estão removendo o equipamento militar do território sírio, entretanto, as tropas ainda permanecem no país.
Segundo a publicação, as forças terrestres estão se deslocando para a Síria para retirar as tropas, assim como os navios para as apoiar em um "momento vulnerável".
"Nada mudou […] Não estamos recebendo ordens de Bolton [conselheiro de Segurança Nacional dos EUA]", comentou uma das fontes do Pentágono.
Anteriormente, a mídia norte-americana informou sobre o começo da retirada dos equipamentos militares dos EUA da Síria. No entanto, por razões de segurança, não foi especificado que tipo de equipamento está sendo removido do território sírio e se a remoção é efetuada por transporte aéreo ou terrestre.
Em 19 de dezembro, Donald Trump declarou a vitória dos EUA contra o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países) na Síria, destacando que o grupo terrorista era o único motivo pelo qual as tropas norte-americanas se encontravam no país árabe. Posteriormente, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que os Estados Unidos iniciaram a retirada das forças da Síria, observando que isso não significaria "o fim da luta da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o Daesh".