De acordo com uma fonte na indústria de foguetes espaciais russa, trata-se do sistema de satélites de comunicação Blagovest.
"A transferência do satélite para o cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) está prevista para o final de fevereiro. O lançamento, por meio de um foguete Proton-M, está marcado para a primeira metade de abril", afirmou a fonte.
A colocação em órbita dos satélites do sistema Blagovest começou em 2017. Desde então, já foram lançados três aparelhos militares. O processo foi iniciado com o lançamento em 17 de agosto de 2017 do primeiro satélite da série, o Kosmos 2520.
Os satélites pesados Blagovest foram projetados pela empresa Sistemas Satélites de Informação (ISS, na sigla em russo) por encomenda do Ministério da Defesa da Rússia.
O sistema orbital incluirá quatro satélites e garantirá a cobertura militar ao país e o acesso à transmissão de dados de alta velocidade, programas de televisão, Internet, telefonia e outros tipos de comunicação. Espera-se que os satélites operem em órbita durante 15 anos.