Rússia prepara projeto nacional para combater ameaças espaciais

A Academia Russa de Ciências autorizou o desenvolvimento de um projeto de programa nacional para estudar os problemas e métodos de combate às ameaças espaciais, como perigo de asteroide-cometa e detritos espaciais, A informação foi divulgada pelo diretor de pesquisas do Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências, Boris Shustov.
Sputnik

“Em 2010, já propusemos adotar um programa de metas federais sobre perigos de asteroide-cometa e detritos espaciais. Naquela época, não recebemos apoio da Roscosmos [Agência Espacial Russa]", afirmou o pesquisador. 

Em direção à Lua, Roscosmos fará pedido de US$ 22,6 bilhões ao governo da Rússia
"Além disso, havia uma situação diferente no mundo. Agora no exterior, principalmente nos Estados Unidos, avançou muito o desenvolvimento de sistemas para detectar ameaças do espaço", acrescentou. 

De acordo com ele, na reunião da presidência da Academia Russa de Ciências, os acadêmicos votaram um projeto de resolução para começar a trabalhar na preparação de uma versão moderna do programa nacional. 

Segundo Shustov, após a decisão da Academia Russa de Ciências, pode-se considerar que o desenvolvimento do projeto nacional já foi iniciado.

Em 15 de janeiro, o representante da Roscosmos, Yuri Makarov, em uma reunião do da Academia Russa de Ciências sobre o tema das ameaças espaciais, propôs desenvolver conjuntamente um projeto nacional no campo espacial, inclusive para combater estas ameaças.

Comentar