Singapura está disposta a substituir caças F-16 por F-35, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa de Singapura, Ng Eng Hen, disse hoje (18) que a Força Aérea do país planeja substituir os caças F-16 que agora estão em serviço por aeronaves F-35.
Sputnik

"Os F-16 da Força Aérea da República de Singapura [RSAF] que têm estado em serviço desde 1998 terão que ser retirados logo depois de 2030, mesmo depois da sua modernização a meio de sua vida útil […] Estou feliz por comunicar que a DSTA, Agência de Ciência e Tecnologia de Defesa, e a RSAF concluíram a avaliação técnica da substituição […] Eles decidiram que os F-35 seriam os caças mais adequados para os substituírem", escreveu o ministro no Facebook.

Por que EUA se opõem à venda de caças F-16 à Croácia por Israel?
Ele acrescentou que as agências responsáveis vão negociar com a parte norte-americana para avançar com o processo, que pode levar até um ano até à tomada de decisão.

O ministro declarou que o país queria primeiro "receber várias aeronaves para avaliar completamente as capacidades dos F-35 antes de decidir sobre a aquisição de uma frota inteira".

O F-35 é um caça furtivo norte-americano de quinta geração, considerado o mais caro da história da produção de armas, com um custo total ao longo do período de vida útil de 1,5 trilhão de dólares.

Comentar