A tragédia ocorreu em um momento em que cerca de 350 pessoas tentavam retirar combustível do oleoduto. Autoridades locais afirmaram que os representantes da companhia de Energia, Pemex, e os funcionários estavam a caminho do local da explosão.
Uma emissora mexicana transmitiu imagens do local do explosão. De acordo com a mídia local, a explosão do oleoduto, na sexta-feira (18), além de matar ao menos 21 pessoas, feriu outras dezenas que tentavam encher reservatórios com combustível nas proximidades do gasoduto.
Acerca disso, o presidente do México, López Obrador, disse que a segurança dos maiores oleodutos que correm pelo território mexicano, cerca de 1,6 mil quilômetros de oleodutos, deve ser aumentada.
Enquanto isso, escassez de combustível tem sido reportada em até 10 dos 31 estados mexicanos nos últimos dias, obrigando as autoridades locais a tomarem providências em algumas situações.
A falta de demanda estaria sendo supostamente causada pelas medidas do governo contra os chamados huachicoleros, criminosos especializados em roubar combustível de oleodutos.