Durante a subida, a turista tinha com ela um telefone via satélite. Ela ligou para os socorristas e disse que havia caído de uma altura de 20 metros e não conseguia se mover autonomamente devido a ferimentos.
O incidente ocorreu no sábado (19), mas o mau tempo impediu o uso de helicópteros e os salva-vidas foram obrigados a ir a pé. De acordo com dados preliminares, a mulher esteve no fundo da ravina por mais de 40 horas e morreu de hipotermia.
De acordo com a Agência Central de Informações de Taiwan, Wu Chi-yun entrou na reserva de Yu Shan em 11 de janeiro e planejava percorrer a trilha de Batunguan até 24 de janeiro.
As autoridades locais referiram que a menina não tinha permissão para escalar montanhas tão altas como Yu Shan (3592 metros acima do nível do mar). No entanto, ainda não se sabe qual era o nível que ela planejava alcançar para a foto final.
Wu Chi-yun não era alpinista profissional. Em uma de suas entrevistas, ela disse que esse passatempo surgiu depois de uma aposta perdida. Segundo seus termos, a garota teve que escalar uma montanha e tirar uma foto de maiô. Durante quatro anos ela realizou quase 100 subidas tirando fotografias em 97 trajes de banho.