Um mascarado tenta impedir Bolsonaro de cerrar uma árvore que segura um cartaz de Bolsonaro? Foi isso mesmo que o correspondente da Sputnik testemunhou na manhã desta quarta-feira em Davos, na Suíça.
Em volta: jornalistas entretidos com a cena filmam e fotografam os supostos manifestantes e, em algum momento, uma jornalista, aparentemente suíça, até orienta a movimentação para tudo sair mais bonito no vídeo.
"Super! Perfeito!", diz ela, enquanto seus colegas registram os fatos.
Segundo o correspondente da Sputnik, todo o grupo, incluindo os manifestantes, apareceu no local ao mesmo tempo e iniciou as atividades. Além de um jornalista da Reuters, uma equipe da emissora suíça SRF realizava filmagens.
Um dia antes, a mesma emissora criticou duramente o discurso de Jair Bolsonaro, principalmente no que se refere à preservação do meio ambiente. Já os "mascarados" traziam na roupa adesivos da Campax, uma ONG sueca, relacionada à causa Verde, mas em cujo site não foram encontradas menções à performance.
O próprio Jair Bolsonaro, por outro lado, parece estar evitando as lentes das câmeras. Na terça-feira, o seu aguardado discurso durou menos de dez minutos, aquém do planejado. Já nesta quarta-feira, o presidente e três ministros faltaram, sem aviso prévio, a uma entrevista coletiva à imprensa internacional organizada pelo evento em Davos.
Aos interessados restam imagens, imaginação dos manifestantes e enigmas.