Irã se prepara para lançar seu segundo satélite, diz mídia

O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami, declarou que o país planeja lançar em breve o segundo de seus dois satélites anunciados antes por ocasião do 40º aniversário da Revolução Islâmica, comunicou a agência de notícias IRNA na quarta-feira (23), apenas uma semana depois do lançamento fracassado do satélite Payam.
Sputnik

O ministro explicou que o satélite seria lançado com ajuda do foguete iraniano Safir (Embaixador), destacando que o Irã continua aumentando suas possibilidades nessa esfera.

Na semana passada, o ministro iraniano de Tecnologia de Informação e Comunicações, Mohammad Javad Azari Jahromi, comunicou que em 15 de janeiro o Irã realizou um dos dois lançamentos de satélites anunciados anteriormente. Ao mesmo tempo, ele reconheceu que o satélite não chegou à órbita prevista porque o foguete não conseguiu alcançar a velocidade necessária em uma das fases do voo.

No entanto, o ministro comunicou que no futuro próximo seria lançado à órbita de 260 quilômetros o segundo dos dois satélites anunciados, denominado Dusti (Amizade).

Irã falha na tentativa de colocar em órbita satélite de produção nacional (VÍDEO)
A intenção do Irã de lançar um foguete com satélite suscitou a preocupação de vários países. O Ministério das Relações Exteriores da França e o Departamento de Estado dos EUA acusaram Teerã de violar a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que regula o programa nuclear iraniano.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou que o programa espacial iraniano não contraria as resoluções do Conselho de Segurança, e por isso o país continuará com seus projetos.

Comentar