"Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão prontos para oferecer mais de US$ 20 milhões em ajuda humanitária para o povo da Venezuela", disse Pompeo.
Pompeo ainda aproveitou o anúncio para pedir às Forças de Segurança da Venezuela que protejam o presidente interino venezuelano, Juan Guaidó.
Na quarta-feira (24), Guaidó se autoproclamou o presidente interino da Venezuela. Os Estados Unidos querem que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que venceu as últimas eleições presidenciais no país, deixe o cargo e deixe que Guaidó assuma a presidência. Em resposta, Maduro afirmou que Washington está tentando um golpe de Estado na Venezuela e anunciou sua decisão de cortar laços diplomáticos e políticos com os Estados Unidos.
Até agora, Estados Unidos, Canadá, Albânia, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Geórgia, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru reconheceram o presidente interino.
No início de janeiro, Maduro assumiu seu segundo mandato na Venezuela e começou seu segundo mandato presidencial, que dura até 2025. A OEA, membros do Grupo de Lima — exceto o México — e os Estados Unidos, se recusaram a reconhecer o segundo termo de Maduro.