O submarino naufragou durante a Segunda Guerra Mundial na costa norueguesa, estando no fundo do mar há aproximadamente 70 anos.
A Noruega investigará a capacidade de uma nova tecnologia de regatar o U-864, um submarino nazista altamente tóxico. O país procura resgatar o submarino de uma forma mais segura do que a utilizada anteriormente, segundo o canal de televisão NRK.
Anteriormente, a Autoridade de Segurança Alimentar norueguesa recomendou que as mulheres grávidas e lactantes, bem como crianças, deixassem de comer frutos do mar capturados nas proximidades dos destroços do submarino.
Após 15 anos, o governo norueguês decidiu que os destroços do submarino devem ser retirados do leito e selado com um estanque coberto, porém, um novo debate sobre o assunto será realizado com relação à segurança ambiental.
Perante a situação, a administração da costa norueguesa anunciou uma nova proposta contendo os planos para resgatar o submarino até 2020.
"Até novas informações, o trabalho está sendo mantido. Nós analisaremos se os destroços podem ser removidos com a nova tecnologia", informou a autoridade de Fedje, Stian Heroy, observando que moradores não veem a hora de se livrar dos destroços tóxicos.
Johan Marius Li, diretor de emergências da administração da costa norueguesa, explicou que "uma nova revisão será capaz de responder se a tecnologia foi desenvolvida ao ponto de nossa recomendação".
Anteriormente, Ove Trellevik, do Partido Conservador, que se mostrou cético à solução proposta, recebeu uma nova análise, apostando em uma decisão favorável para remoção do submarino.
"Isso é uma bomba ecológica que cedo ou tarde vai causar sérias consequências para a sociedade. Por isso, é importante analisar se realmente é possível salvar parte do mercúrio […]", afirmou Trellevik à emissora NRK.
O U-864, de 88 metros de comprimento, fazia parte da Marinha da Alemanha Nazista e estava em missão, transportando uma grande carga de mercúrio com partes e desenhos de engenharia ao Japão, quando foi detectado pela Marinha britânica.
Em 9 de fevereiro de 1945, o submarino foi atingido por um submarino britânico, naufragando no mar do Norte, ao oeste de Bergen.