Astrofísico avalia chances de impacto de asteroide Apophis com Terra

Anteriormente, astrônomos da Universidade Estatal de São Petersburgo alertaram que o asteroide Apophis poderia vir a cair na Terra em 2068. A Sputnik falou com um doutor físico-matemático do Instituto de Astronomia da Academia de Ciências da Rússia sobre o asteroide que pode estar longe, mas que dá medo a muitas pessoas.
Sputnik

O asteroide Apophis, de 325 metros de diâmetro, foi descoberto em 2004. Ele causou alvoroço, pois os cálculos mostraram que há 2,7% de probabilidade de o Apophis, que recebeu seu nome em homenagem ao antigo deus egípcio do mal e da destruição, colidir com a Terra em 2029.

Sistema Solar pode ter mais 4 visitantes interestelares, além do asteroide Oumuamua
Posteriormente, a ameaça foi desmentida com cálculos que afirmam que no dia 13 de abril de 2029 o asteroide voará a uma distância de 37,6 mil km do centro da Terra.

De acordo com Sergei Nastroenkov, PhD em física e matemática do Instituto de Astronomia da Academia de Ciências da Rússia, terráqueos não devem temer colisão com o asteroide Apophis nos próximos 100 anos.

"Eu posso dizer com toda a certeza que não haverá colisão [de Apophis com a Terra] em 2068. Para Apophis, nos próximos 100 anos, a probabilidade de uma colisão [com a Terra] é de uma em nove milhões. É muito baixa. É uma possibilidade insignificante", o físico-matemático explicou em vídeo publicado no canal da Roscosmos no YouTube.

NASA relata passagem de gigante asteroide perto da Terra
Naroenkov reforçou que, em 2029, espera-se que Apophis se aproxime da Terra e passe a 38 mil km do nosso planeta, acrescentando que os dados mais recentes do asteroide são de 2015.

"Só depois de 2029, quando virmos a mudança de órbita [do asteroide] depois da aproximação com a Terra, é que poderemos construir uma previsão futura de como Apophis se comportará."

Comentar