Novas imagens de satélite captadas pela companhia privada Planet Labs Inc. sugerem que a Arábia Saudita construiu uma fábrica para produzir seus próprios mísseis balísticos, disse o especialista em armas nucleares Jeffrey Lewis, que fez a descoberta, ao The Washington Post.
A instalação está localizada na mesma base remota de mísseis de Al-Watah, a cerca de 200 quilômetros a sudoeste de Riad, que abriga mísseis comprados no exterior. Lewis disse ao jornal norte-americano que as imagens de satélite levantam "a possibilidade de a Arábia Saudita construir mísseis de longo alcance e tentar obter armas nucleares".
Segundo ele, Os EUA "podem estar subestimando o desejo de Riad e suas capacidades" de produzir mísseis domésticos.
David Schmerler, analista que ajudou a descobrir a base de Al-Watah, disse à Al-Jazeera que a nova fábrica parece confirmar as intenções da Arábia Saudita de construir mísseis.
"Monitorávamos um local que anteriormente estava associado a uma base de mísseis sauditas e, conforme continuávamos a monitorar a localidade, percebemos a construção de edifícios relacionados a testes e produção de mísseis balísticos de combustível sólido", explicou Schmerler.
"Nós realmente não vimos este tipo de atividade de construção em outros lugares na Arábia Saudita, e a Arábia Saudita não tem outras instalações de produção de combustível sólido em larga escala no país, então isso seria um indício significativo de que eles são capazes de desenvolver seu próprio programa de mísseis nacionais", acrescentou.
Riad ainda não comentou os relatos da mídia sobre a suposta fábrica de mísseis.